cabiria1

Cabíria – Prêmio de Roteiro 2017

Ainda estão abertas as inscrições para o “Cabíria – Prêmio de Roteiro 2017”!

Até o dia 25 de maio, estão abertas as inscrições para a segunda edição do concurso de roteiros Cabíria.

cabiria3

 

 

O prêmio busca dar visibilidade a bons roteiros de longa-metragem que possuam ao menos uma protagonista feminina, contribuindo para que essas histórias tenham mais chances de encontrar financiamento e serem produzidas.

 

 

 

 

Roteiristas mulheres e homens, a partir de 18 anos, podem inscrever roteiros de longa-metragem de ficção, não produzidos, com no mínimo 70 e no máximo 120 páginas, escritos em português. Somente podem concorrer roteiros cujos projetos ainda não tenham captado mais de 50% de seus orçamentos.

As inscrições devem ser feitas através do site https://www.cabiria.com.br/

Serão concedidas três premiações:

– Melhor Roteiro: R$ 7.000,00

– Incentivo às Mulheres Roteiristas: R$ 3.000,00. Concorrem nesta categoria apenas roteiros escritos exclusivamente por mulheres que tenham passado pela primeira etapa de seleção.

– Tradução para o francês oferecida pela empresa francesa Manivane. Também concorrem apenas os roteiros de autoria feminina e que tenham perfil para coprodução internacional.

A inspiração para o projeto vem da protagonista do filme “Noites de Cabíria”, de 1957. Nessa obra de Fellini, Giulietta Masina interpreta uma jovem prostituta que luta para sobreviver à solidão e à pobreza, sem perder a esperança.

Cabíria é uma iniciativa pioneira alinhada com o debate sobre igualdade de gêneros em todos os setores da sociedade.

cabiria4

 

 

Um levantamento recente divulgado pela Ancine traz números que mostram a realidade do setor audiovisual no Brasil: das 2.583 obras audiovisuais registras na Agência em 2017, somente 17% foram dirigidas por mulheres e 21% são de autoria feminina.

 

 

 

 

 

Os dados quantitativos sobre a representatividade feminina no audiovisual devem ser abordados sempre em consonância com os aspectos qualitativos. Uma das principais metas do projeto Cabíria é estimular roteiristas, homens e mulheres, a criarem histórias com protagonistas femininas relevantes e complexas.

cabiria5

 

 

“O que vemos nas telas tem um grande impacto em nossa visão de mundo. Aumentar e diversificar os modelos oferecidos a meninas e mulheres é fundamental para diminuir a desigualdade de gênero na qual vivemos hoje” afirma Marília Nogueira, idealizadora do projeto.

 

 

 

 

 

Marília Nogueira - Idealizadora do Cabíria - Prêmio de Roteiro

Marília Nogueira – Idealizadora do Cabíria – Prêmio de Roteiro

 

 

contato@cabiria.com.br

Instagram:  @cabiriapremioderoteiro

Facebook:  /cabiriapremioderoteiro

 

 

 

 

 

 

FONTE: Cabíria – Prêmio de Roteiro

Posted in Blog.